4 passos para alcançar a sonhada independência financeira

4 passos para alcançar a sonhada independência financeira

11 dicas para definir as formas de pagamento em lojas virtuais
11 dicas para definir as formas de pagamento em lojas virtuais
19 de fevereiro de 2018
13 termos que você precisa dominar no e-commerce
13 termos que você precisa dominar no e-commerce
26 de março de 2018

4 passos para alcançar a sonhada independência financeira

Conquistar a independência financeira não é algo fácil. Entretanto, por meio de muita força de vontade e principalmente disciplina, é possível para o empreendedor chegar lá e fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é, de fato, a independência financeira. Existem muitas definições pela internet, mas podemos dizer que alguém alcançou a independência financeira quando conta com um rendimento mensal suficiente para arcar com seus gastos sem perder o estilo de vida ao qual está acostumado.

Ou seja, se a pessoa precisa de R$ 6.000,00 por mês para se manter e consegue receber isso apenas com os rendimentos de seus investimentos, ela já é financeiramente independente.

Isso porque ela não precisa do trabalho para manter seu estilo de vida, o que faz com que ela tenha a liberdade de escolher com o que trabalhar, já que o dinheiro não é a sua única motivação.

Se você já é empreendedor e tem o grande sonho de alcançar a independência financeira pessoal e de seu negócio, confira os passos a seguir!

1. ANALISE SUAS FINANÇAS

Primeiramente, você precisa analisar a sua situação financeira atual. Para isso, é necessário que você anote em um papel ou em uma planilha todos os seus gastos, sejam eles fixos ou variáveis. Faça isso por, pelo menos, um mês.

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil enxergar quais são os gastos desnecessários que podem ser cortados de sua lista e quais podem ser diminuídos, como por exemplo: comer menos fora de casa, diminuir o seu plano de TV a cabo, dentre outros.

Neste momento, você deve avaliar o que é realmente importante para você e quais são as suas prioridades, para não perder sua qualidade de vida e deixar de fazer as coisas que mais gosta.

2. CRIE METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO

Para conquistar a independência financeira é essencial saber exatamente qual é o valor que ela custará para você e, a partir disso, estabelecer esse valor como uma meta de longo prazo.

Porém, no meio do caminho temos muitos outros sonhos e objetivos menores a serem conquistados que também são importantes para a sua vida e não podem ser deixados de lado.

Por isso, crie também suas metas de curto e médio prazo, como por exemplo: juntar uma determinada quantia para reserva de emergência, reforma da casa, viagem de férias, sem que isso interfira sua meta maior, que é alcançar a independência financeira.

3. FAÇA INVESTIMENTOS

Se você está pensando em poupar uma quantia por mês e aplicá-la na poupança, saiba que provavelmente essa não é a melhor opção de rendimento.

Mesmo para quem não conta com muito conhecimento sobre o mercado financeiro e prefere investimentos mais conservadores e seguros, existem diversas opções mais vantajosas.

Sendo assim, pesquise e estude bastante, converse com seu banco, seus amigos, outros empreendedores e empresários e escolha os melhores investimentos de acordo com suas necessidades.

4. BUSQUE NOVAS OPORTUNIDADES NO MERCADO

Se você tem um negócio, mesmo que ele esteja indo bem, não é bom ficar parado esperando para ver o que acontece. Para prosperar é preciso estar sempre atento às novidades, buscar inovação e novas formas de encantar e fidelizar seus clientes.

Explorar novos nichos de mercado, criar soluções ou até mesmo investir em uma loja virtual, podem ser boas maneiras de aumentar seus lucros e, consequentemente, acelerar a sua independência financeira.

E você, o que tem feito para alcançar a independência financeira? Compartilhe com a gente aqui nos comentários e ajude mais empreendedores!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *