O que vender para ganhar dinheiro? Confira 7 nichos que estão em alta!

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O que vender para ganhar dinheiro? Confira 7 nichos que estão em alta!

7 nichos que estão em alta

O que vender para ganhar dinheiro

Quem pretende começar a empreender no e-commerce ou mesmo quer otimizar os investimentos da sua loja virtual costuma se perguntar: o que vender para ganhar dinheiro? A verdade é que a escolha de um segmento (nichos) de atuação começa com as afinidades, experiências e os conhecimentos dos empreendedores. Depois disso, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado, incluindo ao menos análise de concorrentes, avaliação de fornecedores e estudo sobre o público-alvo.

Ainda nessa fase, é interessante considerar a dificuldade de trabalhar com mercados de massa — como o de eletrodomésticos, por exemplo. Afinal de contas, a concorrência nessas áreas é muito bem consolidada no comércio eletrônico. A alternativa, então, é partir para os nichos! Aliás, não há ambiente melhor para trabalhar com mercados mais segmentados que a internet. E isso se dá justamente pela facilidade de procura e pelo potencial de consumo desses clientes com demandas mais específicas.

Pensando nesse cenário, resolvemos listar aqui os 7 nichos mais promissores dos dias de hoje, mostrando como ser competitivo nesses setores desde o início. Acompanhe!

1. Moda e acessórios

À primeira vista, o mercado de moda pode parecer de massa — principalmente se considerarmos que ele foi o líder em volume de pedidos no e-commerce brasileiro em 2016, de acordo com o relatório WebShoppers, da E-bit.

No entanto, devemos levar em conta que não são todos os consumidores que se sentem à vontade para comprar roupas, calçados e demais peças de vestuário pela internet. Afinal, as variações de tamanhos, tecidos e formatos muitas vezes fazem os clientes preferirem vestir antes de comprar. Mas essa é uma barreira que vem sendo quebrada ano após ano, sabia? Então vale sim a pena abrir os olhos para esse mercado!

Uma dica interessante é buscar um nicho mais específico nesse segmento, como o de vestuário infantil, roupas sociais, bonés, calçados para idosos entre outros. Além disso, é importante caprichar nas descrições e nos detalhes dos produtos, já que essas informações são essenciais para substituir a prova física das peças. Por fim, uma política de trocas bem definida é essencial para que os clientes tenham facilidade ao precisar devolver um produto que não caiu bem.

2. Artigos esportivos

Esse mercado está muito próximo ao de moda, especialmente pelo fato de as roupas oficiais de clubes estarem entre os produtos mais vendidos nesse segmento.

O nicho de artigos esportivos é bem forte em função da alta popularidade dos clubes não só de futebol, mas também de basquete e de futebol americano, bem como pela imensa população adepta de esportes. Isso sem contar que a proximidade de grandes eventos esportivos faz com que o consumo de artigos ligados aos esportes em destaque aumente nesses períodos.

A abrangência desse setor é legal para encontrar oportunidades mais segmentadas, seja explorando a área de equipamentos para treino e musculação, apostando nos suplementos alimentares, investindo em materiais para artes marciais ou na venda de camisas retrô de clubes, por exemplo.

3. Acessórios automotivos

Segundo o mesmo relatório WebShoppers que citamos no primeiro tópico, a categoria de acessórios automotivos entrou no ranking das 10 maiores em volume financeiro no comércio eletrônico em 2016. Esse crescimento tem a ver com a crise financeira em nosso país, que freou o consumo de automóveis. Isso fez os donos permanecerem mais tempo com seus veículos, passando a investir mais em peças e acessórios.

Saiba: enquanto a venda de novos veículos não volta a aquecer e continua nessa instabilidade, esse é um costume que pode perdurar por mais alguns anos. Se você preferir, pode especializar seu e-commerce em acessórios para uma determinada marca ou para carros importados, apostar em peças para oficinas (B2B), em produtos para caminhões ou motos e assim por diante.

4. Casa e decoração

Seguindo uma justificativa parecida com a do segmento anterior, o nicho de casa e decoração apareceu entre as principais tendências tanto no volume de vendas quanto em faturamento no e-commerce brasileiro. Com uma necessidade maior de economizar e, por consequência, passar mais tempo dentro de casa, surge uma predisposição maior das pessoas em comprar artigos e pequenos mobiliários para decorar o interior do imóvel.

Nesse caso, é fundamental caprichar nas fotos dos produtos, focando principalmente no acabamento dos mobiliários e nas formas de uso dos artigos. Nada de mostrar, por exemplo, apenas um quadro avulso nas imagens. Em vez disso, mostre como ele ficaria em paredes de diferentes de cores, em corredores e em salas de estar! Quando se trata de decoração, explorar a criatividade e criar inspirações para os clientes são táticas que podem resultar em mais vendas para a loja.

5. Games

Um dos nichos mais fiéis desta lista é o de compradores de games. Trata-se de um mercado que se movimenta a cada lançamento de um novo console, de um jogo diferente ou da atualização de uma série de games. Muitos fãs dos jogos de futebol FIFA e Pro Evolution Soccer (PES), por exemplo, não hesitam em comprar as novas versões dos games todo ano!

Nesse mercado, o ideal é investir em descrições completas, incluindo diversas imagens e vídeos dos jogos, além de atualizar constantemente as ofertas. Não esqueça que o público desse nicho é ávido por novidades e está sempre atento aos novos lançamentos das produtoras. Atualização, portanto, é quase um requisito obrigatório!

6. Cultura pop

Se tem um segmento que vem sendo cada vez mais explorado pelas empresas é o de cultura pop. Esse universo temático envolve vários nichos como: músicas, filmes, séries, jogos, quadrinhos, memes e demais formatos de conteúdo que são bastante consumidos pelo público jovem. Os principais produtos comercializados são roupas, canecas, mouse pads, capas de celular e diversos outros itens personalizáveis.

Esse é um mercado promissor pela constante repercussão gerada nas redes sociais, seja impulsionada por filmes de super-heróis, novas temporadas de séries populares (como Game of Thrones e House of Cards) ou novos games. Por essa razão, as próprias mídias sociais são grandes aliadas de quem investe nesse nicho. Afinal, é de lá que vêm as tendências, as ideias e as preferências dos consumidores! Na loja, criatividade no design dos produtos e um layout responsivo são fatores essenciais para captar e manter o interesse dos usuários.

7. Beleza e alimentação saudável

Se tem uma área que dificilmente fica em baixa é a de beleza pessoal (um dos melhores nichos). Mais recentemente, a de alimentação saudável entrou também nesse circuito, principalmente com o crescimento da parcela de consumidores que busca uma melhor qualidade de vida.

Como o setor de alimentação saudável está muito ligado à questão da estética, perfumes, cremes e cosméticos são procurados por muitos consumidores de alimentos integrais, produtos naturais, vitaminas e shakes. Aqui, como o mercado tem se expandido para uma variedade grande de consumidores, é legal apostar em um nicho mais direcionado, como a alimentação orgânica, perfumes importados ou cremes 100% naturais.

Todos os segmentos listados neste post possuem características e públicos distintos, mas apresentam alguns aspectos valiosos em comum: são promissores, podem ser divididos em nichos ainda mais específicos e contam com consumidores muito fiéis. O importante é achar um mercado com o qual você se identifique, que tenha brechas na concorrência para sua loja crescer e que conte um potencial sólido de consumo para os próximos anos.

E ai, tem interesse em ter uma loja virtual? entre em contato conosco, ou acesse diretamente o nosso site e saiba um pouco mais sobre nós www.2sweb.com.br.

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